BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DE FRADES
Bem vindo ao forum dos Bombeiros
Voluntários  de Oliveira de Frades


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Admin
Admin
Mensagens : 1340
Data de inscrição : 31/01/2012
http://bvofrades.foruns.com.pt

Maior Resiliência dos Bombeiros no Combate aos Incêndios Florestais

em Sex Jul 04 2014, 22:05
As exigências físicas e mentais associadas ao combate em incêndios florestais não têm comparação com a maioria das atividades profissionais, apresentando indicadores similares aos cenários de guerra com que se deparam as Forças Armadas.


As Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil prestam, desde 2011, apoio psicossocial a bombeiros expostos a incidentes críticos potencialmente traumáticos no decorrer de situações operacionais e aos seus respetivos familiares.

Num esforço permanente de melhorar o serviço prestado pelas EAPS, e com base nas lições aprendidas em 2013, foi identificada a necessidade destas equipas desenvolverem um trabalho mais proativo, e não apenas reativo, de promoção da resiliência psicológica (melhor capacidade de enfrentar situações de stresse) dos bombeiros portugueses.

Foi, assim, definida uma missão adicional para estas equipas: aumentar a resiliência psicológica dos bombeiros para o combate aos incêndios florestais. Este novo eixo de intervenção preventiva das EAPS abrange:

• INTERVENÇÃO INDIVIDUAL A BOMBEIROS expostos a incidentes críticos no ano de 2013 (intervenção para em conjunto com o próprio bombeiro identificar estratégias de gestão do stresse que contribuam tanto para a sua saúde física e mental, como para aumentar a sua capacidade operacional em missões de combate a incêndios florestais);
• CONSULTADORIA AOS COMANDOS (aconselhamento sobre estratégias e procedimentos ao nível da gestão de recursos humanos, no âmbito do combate a incêndios florestais, que os Comandos dos Corpos de Bombeiros podem desenvolver).

Com estas novas ferramentas de intervenção, as EAPS pretendem dar o seu contributo para que os bombeiros executem de forma ainda mais eficaz as exigentes operações de combate aos incêndios florestais porque, sempre e em todos os cenários, a “A primeira vida a proteger é a tua...!”

Para mais informações sobre estas intervenções preventivas: apoio.psicossocial@prociv.pt 

Equipas de Apoio Psicossocial - Núcleo de Segurança e Saúde da Direção Nacional de Bombeiros (ANPC)
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum