BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DE FRADES
Bem vindo ao forum dos Bombeiros
Voluntários  de Oliveira de Frades


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Admin
Admin
Mensagens : 1340
Data de inscrição : 31/01/2012
http://bvofrades.foruns.com.pt

Hipertensão Arterial

em Sab Jun 28 2014, 17:47
Nos primeiros anos, a Hipertensão Arterial não provoca quaisquer sintomas ou sinais de doença. Porém, com o decorrer dos anos, a pressão arterial acaba por lesar os vasos sanguíneos e os principais órgãos vitais do organismo – o cérebro, o coração e o rim, provocando sinais e sintomas como:
•     Dores de Cabeça (cefaleias);
•     Tonturas (lipotimias); 
•     Zumbidos 
•     Aumento dos batimentos cardíacos (taquicardias);

O coração submetido a pressões elevadas, durante período prolongado, desenvolve maior massa muscular. Essa alteração pode determinar o aparecimento de arritmias cardíacas e insuficiência cardíaca congestiva (quando o coração já não consegue bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do organismo). Ainda ao nível do coração, a obstrução das artérias coronárias, pode determinar uma cardiopatia isquémica, incluindo a angina de peito, o enfarte do miocárdio e a morte súbita. Nos rins, a pressão arterial elevada pode causar insuficiência renal. Também as próprias artérias sofrem alterações profundas com a elevação da pressão arterial, possibilitando o aparecimento da aterosclerose (pode levar à sua obstrução) ou ainda aneurismas (pequenos “balões” que se formam devido à dilatação das artérias enfraquecidas), podendo conduzir a um AVC.

Assim,as principais doenças associadas à Hipertensão Arterial e por elas causadas são:
•    A.V.C ( Acidente Vascular Cerebral) 
•    Angina de Peito 
•    Enfarte Do Miocárdio 
•    Aterosclerose 
•    Insuficiência Cardíaca 
•    Insuficiência Renal 

Se sofre de Hipertensão arterial considere os cuidados a seguir apresentados.

1.    Redução do consumo de sal 
Deve ser reduzido gradualmente a quantidade de sal ingerida, quer durante a confecção dos alimentos, quer à mesa. 
Algumas dicas são retirar o saleiro da mesa – usar como tempero o sumo de limão ou laranja e ervas aromáticas (salsa, coentros, oregãos). Evitar ainda alimentos salgados como batatas fritas, chouriços, presunto, pickles... 


2.    Redução do consumo de álcool
O consumo excessivo de álcool pode desencadear hipertensão arterial em alguns indivíduos e, pelo contrário, a sua redução pode baixar a pressão arterial, além de ajudar a reduzir o peso. 


3.    Diminuição do excesso de peso
O excesso de peso exige demasiado trabalho ao coração. A melhor forma de perder peso é combinar exercício físico com uma dieta equilibrada, constituída por alimentos com pouca gordura. 
Deve comer fruta e legumes frescos, deve preferir o peixe à carne. A gordura que deve ser utilizada na confecção de alimentos é o azeite por ser das gorduras mais saudáveis. 
Evitar alimentos salgados, alimentos conservados em vinagre, gorduras como a manteiga e margarinas, os caldos de carne; assim como, alimentos fritos, carnes gordas ou fumadas e as carnes vermelhas.

4.    Exercício físico regular
O exercício físico regular reduz a pressão arterial em cerca de 10 a 15 mmHg, ajudando a manter o coração e vasos sanguíneos em forma.
O exercício fortalece o coração, ajuda a perder peso, reduz a tensão provocada pelo stress, facilita um sono mais profundo e melhora a disposição. 
O exercício escolhido deve compreender movimentos repetidos, como por exemplo a marcha, a corrida, a natação e o ciclismo (realize pelo menos 30 minutos por dia, 3vezes por semana).
Por outro lado, devem ser evitados esforços tais como o levantamento de pesos e empurrar móveis pesados. 
Se tem problemas de coração, antes de iniciar qualquer actividade física deve conversar com um médico ou enfermeiro.


5.    O efeito de fumar/deixar de fumar
O hábito de fumar faz aumentar a pressão arterial e agrava os efeitos nocivos da hipertensão sobre as paredes das artérias, acelerando a aterosclerose. 
Os hipertensos fumadores têm cerca de 12 vezes mais probabilidades de vir a sofrer um acidente vascular cerebral (Trombose, A.V.C) do que os hipertensos não fumadores.
Há estudos que demonstram uma considerável diminuição da pressão arterial nos doentes hipertensos que deixaram de fumar. 
Pode não ser fácil deixar de fumar, mas certamente o fará, se pensar nos riscos que corre. 

6.    Tomar os medicamentos receitados pelo médico
Os medicamentos não curaram a Hipertensão arterial, estes apenas a controlam. Por isso, quando os medicamentos são prescritos, a pessoa deve tomá-los regularmente e deve seguir cuidadosamente as instruções do médico. 

7.    Saber avaliar a TA e quais os valores normais da TA
Inicialmente, a Hipertensão arterial não causa quais quer sintomas, só se detecta através da avaliação da Pressão Arterial. 

Antes de medir a pressão arterial a pessoa deve descansar, na posição de sentada, pelo menos durante 5 minutos. Deve utilizar sempre o mesmo aparelho, deve medir sempre no mesmo braço, e deve medir regularmente (semanalmente ou quinzenalmente).
Os valores da Pressão Arterial devem ser registados e a pessoa hipertensa deve saber quais os valores normais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S), a Pressão Arterial normal de um adulto é: 
Pressão sistólica menor ou igual a 140 mmHg; e 
Pressão diastólica menor ou igual a 90 mmHg

É importante reter os seguintes conselhos:
- reduza o consumo de bebidas alcoólicas. Se é homem  limite a um máximo de 20ml de etanol por dia, isto é, 60 ml de wiskey/dia ou 300ml de vinho ou 700ml de cerveja. Se é mulher limite a um máximo de 15ml de etanol por dia.
- limitar o consumo de sal (máximo de 6gr de NaCl/dia);
- realize marcha rápida durante meia hora/dia, 3Xs /semana;
- reduza o consumo de gorduras saturadas (queijos, pudins, molhos à base de natas, refrigerantes, fritos, todas as carnes com gordura visível ,patés…);
- aconselhe-se junto de um profissional de saúde e deixe de fumar;
- ingira alimentos ricos em cálcio e potássio (leite, banana,…);
- perca alguns quilos em excesso, gradualmente, através de uma alimentação equilibrada
- se toma medicação, siga a prescrição do seu médico -  se tiver duvidas consulte um profissional de saúde;
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum