BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DE FRADES
Bem vindo ao forum dos Bombeiros
Voluntários  de Oliveira de Frades


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Admin
Admin
Mensagens : 1340
Data de inscrição : 31/01/2012
http://bvofrades.foruns.com.pt

Incêndios de 2013 Custaram 34,2 Milhões de Euros

em Sex Maio 09 2014, 10:59
11:58:54    09.05.2014


No último Verão, os incêndios registados no Caramulo, Picões, Trancoso, Mondim de Basto e Covilhã, nos quais morreram nove pessoas, das quais oito eram bombeiros, representaram danos directos no valor de 34,2 milhões de euros, o correspondente a uma área ardida de 27.918 hectares.
A estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE), baseada nos valores declarados pelos municípios, aponta para que, só no incêndio do Caramulo, se tenham registado perdas de 13,9 milhões de euros. Seguiu-se o incêndio de Picões, com danos na ordem dos 10 milhões de euros. 

É aproximadamente o mesmo valor dos danos estimados para o conjunto dos outros três grandes incêndios (Trancoso, Mondim de Basto e Covilhã).

Mas há diferenças a assinalar. No Caramulo, onde as chamas arderam continuamente entre 21 e 30 de Agosto de 2013, os danos decorreram sobretudo da perda de potência florestal, com Tondela a afirmar-se como o município mais afectado.

Já no incêndio de Picões, ocorrido entre 8 e 12 de Julho, destacam-se sobretudo os danos no potencial agrícola (37,9% do total de danos reportados). Aqui Mogadouro foi o município mais afectado.

No conjunto dos três outros grandes incêndios, os danos em infra-estruturas foram estimados em 1,5 milhões de euros.

No conjunto dos fogos, o de Picões foi o que apresentou maior área ardida: correspondendo a 46,9% da totalidade dos cinco incêndios

No total, 982 explorações agrícolas foram afectadas e 1,9 hectares de área agrícola destruídos. O total dos danos na agricultura rondou os 7,7 milhões de euros.

Em termos de edificado, foram afectados 197 edifícios, havendo ainda a reportar cinco pessoas desalojadas.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum