BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DE FRADES
Bem vindo ao forum dos Bombeiros
Voluntários  de Oliveira de Frades


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Admin
Admin
Mensagens : 1340
Data de inscrição : 31/01/2012
http://bvofrades.foruns.com.pt

Atendimentos de urgência nos privados duplicaram em 10 anos

em Sex Abr 04 2014, 16:11
O atendimento em serviço de urgência quase duplicou numa década nos hospitais privados. Estes têm cada vez mais camas, ao contrário dos hospitais públicos que atendem 88% das urgências e perderam três mil camas em dez anos.

A propósito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala na segunda-feira, o INE divulgou esta sexta-feira estatísticas referentes à área da saúde, tendo analisado dados entre 2002 e 2012.

"A evolução nos hospitais privados é marcada por sucessivos acréscimos", refere o boletim do INE, mostrando que o atendimento em urgência nos hospitais privados praticamente duplicou.

Em 2002, os hospitais privados efetuaram cerca de 460 mil atendimentos nos serviços de urgência e em 2012 esse número ultrapassou os 800 mil, correspondendo a 11,6% do total de atendimentos nos hospitais portugueses.

Já nos hospitais oficiais, públicos, o atendimento nas urgências manteve-se estável entre 2002 e 2010, tendo decrescido depois até 2012, com uma redução de 4,8%.

Ainda assim, os hospitais públicos atendem 88% dos casos de serviços de urgência, tendo, em 2012, atendido 7,3 milhões de situações.

No que respeita às camas de internamento, a década de 2002 a 2012 é marcada "por duas tendências de sentido contrário: diminuição contínua do número de camas nos hospitais oficiais e um reforço constante de camas nos hospitais privados".

Em dez anos, o número de camas de internamento nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde baixou em três mil, enquanto os privados passaram a ter mais 1.400 camas.

Também os internamentos diminuíram nos hospitais públicos na década em análise, enquanto cresceram nos privados.

Contudo, 80,5% dos internamentos nos hospitais portugueses ocorrem nas unidades públicas.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum