BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DE FRADES
Bem vindo ao forum dos Bombeiros
Voluntários  de Oliveira de Frades


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Admin
Admin
Mensagens : 1340
Data de inscrição : 31/01/2012
http://bvofrades.foruns.com.pt

Cancros da pele, sangue e mama vão alastrar em 2020

em Sab Fev 22 2014, 23:29
Cancros da pele, sangue e mama vão alastrar em 2020
Registos oncológicos projetam mais 12% de tumores comuns. Doença afetará mais de 35 mil portugueses.



Em 2020, 35.200 portugueses deverão receber o diagnóstico de um tumor maligno, do tipo dos dez mais comuns. Vão ser mais 3026 doentes do que no próximo ano e mais 5663 dos que em 2008, mostram as projeções do Registo Oncológico Regional (ROR) do Norte, do Centro e do Sul (inclui a Madeira), divulgadas esta semana ao Expresso por ocasião dos 25 anos da unidade no Sul.
Os cálculos deixam outros alertas. Embora se calcule que sejam as neoplasias da mama, cólon e pulmão a somar mais novos doentes (número de casos), deverão ser outros os cancros cuja evolução (incidência por 100 mil habitantes), para pior, será mais acentuada. A forma mais grave de neoplasia da pele (melanoma); o tumor maligno do sangue (linfoma); e o próprio cancro da mama deverão ter a maior variação percentual. O risco de melanoma crescerá 22%, de linfoma 17% e da mama 15%.
A antevisão não surpreende o diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas. "O aumento de novos casos de cancro é inevitável pelo envelhecimento da população, mas os comportamentos de risco podem ser modificados, sendo esta a principal arma no combate", salienta Nuno Miranda.  
"Vamos ter muito mais tumores para diagnosticar e para tratar", resume a coordenadora do ROR do Sul. Ana Miranda salienta, ainda assim, que mais importante é saber o número de doentes e de sobreviventes. "É essencial para planear os cuidados para as necessidades crescentes, porque, mesmo com a diminuição da população, o cancro continuará a aumentar com o envelhecimento."
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum