BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DE FRADES
Bem vindo ao forum dos Bombeiros
Voluntários  de Oliveira de Frades


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Admin
Admin
Mensagens : 1340
Data de inscrição : 31/01/2012
http://bvofrades.foruns.com.pt

Porque deve parar de comer batatas fritas

em Qua Jan 29 2014, 11:39
Porque deve parar de comer batatas fritas
Saiba quais as três razões pelas quais as batatas fritas devem ser evitadas na sua dieta e especialmente no menu dos seus filhos.


Já era sabido que a batata frita não é um alimento saudável, mas porque é que devemos afastar este elemento da nossa dieta? O site Fitnea dá-lhe três razões, baseadas nos componentes do alimento e respetivo modo de confeção.

  • Contêm gorduras saturadas


A gordura saturada é muitas vezes a causa do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cancro e diabetes. As batatas fritas contêm a chamada gordura má que contribui para a progressiva coagulação das artérias.
Enquanto a gordura boa, presente em alimentos como o azeite e óleo de girassol, traz alguns efeitos de proteção para a sua saúde (apesar de também se poder tornar num mal maior ), a gordura saturada aumenta os níveis de mau colesterol, podendo causar ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.

  • São feitas com os piores hidratos de carbono


As batatas no seu estado natural não são prejudiciais, sendo feitas de hidratos de carbono. A maior parte das batatas fritas que ingerimos são preparadas com batata branca, que é especialmente susceptível de serem convertidas em açúcares pelo corpo. Estes hidratos de carbono de fácil absorção obrigam a que o corpo os use imediatamente como energia, ou de outra forma são aglomerados em forma de gordura.
Quando comemos produtos com estas características, os níveis de produção de insulina disparam, aumentando a possiblidade da criação de resistências do organismo à insulina e, com isso, o risco  de diabetes, para além de doenças cardiovasculares. As crianças precisam de muitos hidratos por se encontrarem em fase de crescimento, mas os produtos são feitos de forma cada vez menos saudável, por isso é essencial que o tipo de preparação e matéria-prima usada na confeção seja tido em conta.

  • Contêm gorduras adulteradas


A gordura adultera-se no processo de fritar e, quando ingerida, funciona como um agente carcinogéneo (que agrava a situação do organismo para o surgimento de cancro). A acrilamida presente nas batatas fritas pode constituir uma destas substâncias nocivas.
Existem estudos que sugerem a relação entre o consumo de batatas fritas e o desenvolvimento de cancro. No caso das crianças, a faixa etária que mais tem visto aumentar o risco de cancro é a que vai dos 3 aos 5 anos, pelo que é importante que, enquanto não existem análises com resultados mais conclusivos, o consumo das batatas que eles tanto gostam seja reduzido.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum