BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DE FRADES
Bem vindo ao forum dos Bombeiros
Voluntários  de Oliveira de Frades


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Admin
Admin
Mensagens : 1340
Data de inscrição : 31/01/2012
http://bvofrades.foruns.com.pt

Endometriose: Uma doença que afeta as mulheres

em Ter Jan 28 2014, 14:31
Progressão: pode tornar-se incapacitante se não for detetada precocemente
Endometriose: Uma doença que afeta as mulheres


Dez por cento das mulheres em idade reprodutiva sofrem de uma doença que tem por principal sintoma a dor menstrual. Aparece sob a forma de tumores.

Estima-se que a endometriose atinja 180 milhões de mulheres em todo o Mundo. A doença existe quando as células que compõem o endométrio - que sofre um processo de descamação na altura da menstruação - se encontram fora da parte interna do útero, implantando-se noutros locais.
De acordo com as estatísticas, o tempo médio para o diagnóstico da doença varia entre 8 a 11 anos e o número médio de médicos visitados é aproximadamente sete, numa cruzada em que as doentes vão perdendo a fé e a doença vai progredindo.

"Os primeiros médicos que consultei chegaram a dizer-me que eram coisas da minha cabeça. Quando 14 anos depois tive um diagnóstico, fiquei feliz. Finalmente via uma luz ao fundo do túnel", recorda Susana Fonseca, presidente da associação MulherEndo, constituída formalmente em dezembro de 2013.
"Prestamos apoio psicológico e ajudamos no encaminhamento médico, porque nem todos os ginecologistas sabem lidar com a doença", acrescenta quem, após uma cirurgia a que foi submetida, viu a vida melhorar significativamente. "Os intestinos e o uréter ficaram danificados pela progressão da doença, mas tenho dores muito ligeiras comparadas com as que tinha", garante.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum