BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DE FRADES
Bem vindo ao forum dos Bombeiros
Voluntários  de Oliveira de Frades


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Admin
Admin
Mensagens : 1340
Data de inscrição : 31/01/2012
http://bvofrades.foruns.com.pt

Farmácia com vacinas importadas ilegalmente

em Seg Jan 20 2014, 18:24
Farmácia com vacinas importadas ilegalmente


Infarmed está a realizar inspecções em todo o país em farmácias e armazenistas.

A Autoridade Nacional do Medicamento esclareceu esta segunda-feira que, durante a actividade inspectiva, encontrou apenas uma farmácia com vacinas para a gripe importadas de forma ilegal. Segundo Paula Dias de Almeida, membro da direcção do Infarmed, trata-se de uma "situação pontual", que pode constituir um risco para a saúde pública.
"As vacinas vieram concretamente de Espanha mas não sabemos que tipo de medicamento será. Pode eventualmente até ser um medicamento que não cumpre a legislação em Espanha e é isso que estamos a averiguar", garantiu a responsável, acrescentando que o Infarmed ainda não procedeu à análise dos componentes das vacinas apreendidas. "Estamos a averiguar se há problemas para a saúde pública. Um problema de transporte pode causar a inactivação da vacina, por exemplo".
De acordo com o Infarmed, já está a decorrer um processo de inquérito a nível nacional, com a realização inspecções a farmácias e armazenistas em todo o país, com o intuito de apurar se existem mais casos e se a saúde pública está em risco.
Questionada sobre se esta importação ilegal poderá ser consequência da falta de vacinas nas farmácias, Paula Dias de Almeida rejeitou esta ligação, garantindo que os stocks foram repostos e que a situação está regularizada desde novembro, já que "não há neste momento nenhuma queixa".
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum