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Dislexia pode ser fruto de má conectividade entre duas regiões do cérebro

em Dom Dez 08 2013, 17:40
Dislexia pode ser fruto de má conectividade entre duas regiões do cérebro






A dislexia, uma dificuldade para ler e compreender a língua, seria o resultado de uma má conectividade entre duas regiões do cérebro, revelou uma pesquisa que lança uma nova luz na origem deste transtorno neurológico que afecta 10% da população mundial.
Durante várias décadas, neurologistas e psicólogos atribuíram este problema de aprendizagem a uma representação mental defeituosa das palavras, inclusive fonemas, elementos sonoros característicos da língua, disse Bart Boets, autor principal do estudo publicado na revista americana Science.
Para confirmar esta hipótese, os cientistas examinaram com uma ressonância magnética (RM) 45 estudantes de 19 a 32 anos, 23 dos quais eram severamente disléxicos, para obter imagens tridimensionais do seu cérebro quando ouviam diferentes séries de sons.
«Assim foi possível obter um bom registo neuronal de representações fonéticas» dos sons escutados, explicou Boets, um psicólogo da Universidade Católica de Lovaine, na Bélgica.
Os participantes, de língua flamenga e todos destros, escutaram uma série de sons diferentes como «ba-ba-ba-ba» e deviam identificar o que era diferente, um exercício que, segundo os cientistas, requer uma boa representação mental dos diferentes fonemas.
Os cientistas descobriram que as respostas do grupo de disléxicos e a intensidade das suas reacções neuronais foram similares aos do grupo de controlo.
«As suas representações fonéticas mentais estavam perfeitamente intactas», disse Boets.
Mas os participantes disléxicos foram aproximadamente 50% mais lentos para responder, segundo os cientistas.
Quando analisaram a actividade geral do cérebro, os autores do estudo descobriram que os disléxicos tinham uma coordenação menor entre 13 regiões do cérebro que têm a ver com os sons básicos e a Área de Broca, uma das principais responsáveis pelo processamento da linguagem.
Outras análises revelaram que quanto mais frágil a coordenação entre estas duas regiões cerebrais, mais lenta a resposta dos participantes.
Isto demonstra que a causa da dislexia não é uma má representação mental dos fonemas, mas um acesso defeituoso destes sons na região do cérebro que processa o som, concluíram os autores.
Para Frank Ramus, um cientista especialista neste tema na École Normale Supérieure de Paris, que não participou deste estudo, «esta é a pesquisa mais conclusiva em cinco anos» sobre a dislexia.
«Se estes resultados se confirmarem vão mudar completamente a nossa compreensão da dislexia», disse num artigo à parte, publicado na Science.
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