BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DE FRADES
Bem vindo ao forum dos Bombeiros
Voluntários  de Oliveira de Frades


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Admin
Admin
Mensagens : 1340
Data de inscrição : 31/01/2012
http://bvofrades.foruns.com.pt

Doença dos legionários

em Sex Dez 06 2013, 22:27
O objectivo deste microsite é informar o público em geral e os clínicos, microbiologistas e profissionais de saúde pública, em particular, sobre a "Doença dos Legionários".



Trata-se de uma pneumonia, causada por bactérias do género Legionella, que raramente é diagnosticada, o que se deve, entre outras razões, ao facto de se tratar de um microrganismo que necessita de métodos específicos para a sua detecção no laboratório.

As bactérias implicadas nesta infecção podem causar doença no homem quando um indivíduo mais susceptível inala ou aspira aerossóis que as contenham.

São microrganismos ubíquos da água doce ambiente, podendo existir em reservatórios naturais, como lagos e rios, ou reservatórios artificiais como sistemas de água doméstica, quente e fria, humidificadores e torres de arrefecimento de sistemas de condicionamento de ar, piscinas, jacuzzis, instalações termais e outras. Tornam-se um risco para a saúde, quando a temperatura e a presença de biofilmes e protozoários favorecem a sua multiplicação rápida.

O controlo e prevenção desta doença fazem-se pelo diagnóstico precoce em casos suspeitos e pelo tratamento da fonte de infecção provavelmente associada, isto é, limpeza, desinfecção e manutenção das instalações e equipamentos contaminados.

Devido às suas características epidemiológicas, tem sido alvo de particular atenção a nível internacional, em especial como uma doença associada ao viajante, estando incluída na rede europeia EWGLI/EWGLINET.

Em Portugal, passou a ser considerada como doença transmissível de declaração obrigatória (DDO), desde 1999. Porque esse sistema se veio a mostrar insuficiente para a sua monitorização, a Direcção Geral da Saúde criou, em 2004, o Programa de Vigilância Epidemiológica Integrada da Doença dos Legionários que associa à componente clínica, a laboratorial e a epidemiológica.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum