BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DE FRADES
Bem vindo ao forum dos Bombeiros
Voluntários  de Oliveira de Frades


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Admin
Admin
Mensagens : 1340
Data de inscrição : 31/01/2012
http://bvofrades.foruns.com.pt

Sabe qual é a melhor forma de combater o frio?

em Qui Nov 28 2013, 17:21
Beber álcool não ajuda e usar roupa escura também não

Numa semana em que as temperaturas chegaram aos 2,5ºC no Algarve, e em que se prevê um agravamento para os próximos dias (na quinta-feira os termómetros deverão marcar 2ºC  de mínima em Lisboa), desmistifique algumas ideias sobre as melhores formas para combater o frio. Conheça ainda outras dicas úteis.

1. As bebidas alcoólicas diminuem a temperatura corporal



Beber um copo de vinho ou uma cerveja em dias de frio aumenta a probabilidade de ter hipotermia. A maioria das pessoas sente-se mais quente quando bebe porque o álcool dilata os vasos sanguíneos. A sensação é temporária e acaba por afectar a capacidade de reacção do corpo a situações ambientais adversas.

2. Comer bolachas de gengibre é uma boa opção



O gengibre é usado há vários séculos como remédio caseiro para tratar constipações e problemas de estômago. Um estudo da Universidade de Shizuoka, no Japão, concluiu que o gengibre contribui para o aumento da temperatura corporal.

3. O frio pode ser uma sensação psicológica



Os monges tibetanos acreditam que a meditação ajuda a combater as baixas temperaturas. Uma das técnicas implica que o participante imagine chamas nas costas.

4. A solidão contribui para baixar a temperatura corporal



Um estudo da Universidade de Toronto, Canadá, concluiu que as pessoas que vivem isoladas acabam por sofrer  consequências físicas dessa situação.  

5. As bebidas quentes podem arrefecer o corpo



Assim que alguém prova um chá ou outra bebida quente, os nervos da língua enviam uma mensagem de alerta ao cérebro para preparar o corpo para começar a transpirar.

"As bebidas quentes têm influência nos mecanismos de arrefecimento do corpo", diz Peter McNaughton, acrescentando que a transpiração pode ter um efeito de arrefecimento, sobretudo quando o consumo de chá ou leite quente é reduzido.


6. As constipações não são causadas por condições meteorológicas adversas



Não há estudos científicos que demonstrem que as baixas temperaturas aumentam a probabilidade de ter constipações. Na verdade, a maioria das gripes que surgem no Inverno devem-se às condições ambientais no interior dos edifícios, que contribuem para que os vírus se espalhem mais depressa.

7. Os homens e as mulheres têm percepções diferentes sobre o frio



O primeiro estudo científico que demonstrou que homens e mulheres sentem o frio de forma diferentes data de 1998. De acordo com a pesquisa, a explicação está na diferença de volume da massa muscular que é maior nos homens e os torna mais resistentes a baixas temperaturas.

8. A roupa branca é mais quente



A maioria das pessoas acredita que devemos usar cores claras no Verão e escuras no Inverno. Apesar disso, os casacos brancos, por exemplo, são mais eficazes na manutenção da temperatura corporal, defendem vários estudos publicados em jornais científicos da Universidade de Oxford.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum