BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DE FRADES
Bem vindo ao forum dos Bombeiros
Voluntários  de Oliveira de Frades


Compartilhe
Ir em baixo
Admin
Admin
Mensagens : 1340
Data de inscrição : 31/01/2012
http://bvofrades.foruns.com.pt

Sabe qual é a melhor forma de combater o frio?

em Qui Nov 28 2013, 17:21
Beber álcool não ajuda e usar roupa escura também não

Numa semana em que as temperaturas chegaram aos 2,5ºC no Algarve, e em que se prevê um agravamento para os próximos dias (na quinta-feira os termómetros deverão marcar 2ºC  de mínima em Lisboa), desmistifique algumas ideias sobre as melhores formas para combater o frio. Conheça ainda outras dicas úteis.

1. As bebidas alcoólicas diminuem a temperatura corporal



Beber um copo de vinho ou uma cerveja em dias de frio aumenta a probabilidade de ter hipotermia. A maioria das pessoas sente-se mais quente quando bebe porque o álcool dilata os vasos sanguíneos. A sensação é temporária e acaba por afectar a capacidade de reacção do corpo a situações ambientais adversas.

2. Comer bolachas de gengibre é uma boa opção



O gengibre é usado há vários séculos como remédio caseiro para tratar constipações e problemas de estômago. Um estudo da Universidade de Shizuoka, no Japão, concluiu que o gengibre contribui para o aumento da temperatura corporal.

3. O frio pode ser uma sensação psicológica



Os monges tibetanos acreditam que a meditação ajuda a combater as baixas temperaturas. Uma das técnicas implica que o participante imagine chamas nas costas.

4. A solidão contribui para baixar a temperatura corporal



Um estudo da Universidade de Toronto, Canadá, concluiu que as pessoas que vivem isoladas acabam por sofrer  consequências físicas dessa situação.  

5. As bebidas quentes podem arrefecer o corpo



Assim que alguém prova um chá ou outra bebida quente, os nervos da língua enviam uma mensagem de alerta ao cérebro para preparar o corpo para começar a transpirar.

"As bebidas quentes têm influência nos mecanismos de arrefecimento do corpo", diz Peter McNaughton, acrescentando que a transpiração pode ter um efeito de arrefecimento, sobretudo quando o consumo de chá ou leite quente é reduzido.


6. As constipações não são causadas por condições meteorológicas adversas



Não há estudos científicos que demonstrem que as baixas temperaturas aumentam a probabilidade de ter constipações. Na verdade, a maioria das gripes que surgem no Inverno devem-se às condições ambientais no interior dos edifícios, que contribuem para que os vírus se espalhem mais depressa.

7. Os homens e as mulheres têm percepções diferentes sobre o frio



O primeiro estudo científico que demonstrou que homens e mulheres sentem o frio de forma diferentes data de 1998. De acordo com a pesquisa, a explicação está na diferença de volume da massa muscular que é maior nos homens e os torna mais resistentes a baixas temperaturas.

8. A roupa branca é mais quente



A maioria das pessoas acredita que devemos usar cores claras no Verão e escuras no Inverno. Apesar disso, os casacos brancos, por exemplo, são mais eficazes na manutenção da temperatura corporal, defendem vários estudos publicados em jornais científicos da Universidade de Oxford.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum