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Combata as dores nas costas, sem medicamentos

em Qua Maio 20 2015, 17:53
Saúde Combata as dores nas costas, sem medicamentos
A dor nas costas é uma das queixas diárias mais comuns. Depois de um estudo concluir que o paracetamol não tem qualquer efeito neste problema, uma osteopata sugere como tratar as dores nas costas de forma natural.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) sugerem que 80% das pessoas sofrem ou vão sofrer deste problema em algum momento da vida. As dores de costas podem ser apenas um incômodo mas também podem, num estado grave, comprometer a sua qualidade de vida.

Em primeiro lugar é preciso perceber o que está a causar a "dor lombar", escreve a osteopata Antonia Boulton no site Heathista. Só um diagnóstico correto pode permitir um tratamento adequado que permita uma recuperação rápida. Na maioria dos casos, a dor é causada por "lesões nos tecidos moles, músculos, tendões e ligamentos ou articulações subjacentes". Segundo a osteopata, estas são as seis causas mais comuns das dores de costas. Veja também a melhor forma de as tratar.
1. Dor muscular aguda: Este tipo de lesão é muito comum e está normalmente associada a levantamentos de pesos ou lesões desportivas. Os sintomas frequentes são: espasmos musculares, dor e restrições de movimento.
Como tratar: Coloque imediatamente uma bolsa de gelo sobre a área afetada durante dez minutos, pelo menos. Repita este processo várias vezes até que a inflamação comece a diminuir. É importante dar ao corpo tempo para curar, mas evite passar horas sentado ou deitado, porque pode ser pior. Quando a dor acalmar tente esticar o músculo.
2. Hérnia discal: Isto significa que o disco que se situa entre as vértebras saiu do lugar. Desta forma, pressiona um nervo causando dor (semelhantes a alfinetes a espetar), abaixo da perna. Pode ocorrer devido a uma lesão desportiva ou um mau jeito.
Como tratar: Descansar é essencial. Depois tente esticar os músculos. A osteopata recomenda Pilates, por exemplo. Se não passar, deve ir ao médico.
3. Doença articular degenerativa: À medida que envelhecemos os discos que se situam entre as vértebras tornam-se mais finos e as articulações mais compactas. Ter peso a mais também não ajuda.
Como tratar: Ter uma vida ativa é a melhor opção e um passeio de cinco minutos pode fazer milagres. O sedentarismo só agravará os problemas nas articulações. Aconselha-se também que pratique exercícios de baixo impacto como ioga e natação. Pode aplicar calor na zona para aliviar a dor e aumentar a flexibilidade das articulações. Comer alimentos com propriedades anti-inflamatórias também pode ajudar. Portanto, aposte em peixes ricos em ómega3, como o salmão, por exemplo, vegetais de folhas verdes, bagas vermelhas, nozes, sementes, gengibre e alho.
4. Lesões provocadas por esforços constantes: Afetam a parte superior das costas e estas lesões ocorrem quando uma determinada ação (no trabalho ou desporto) se repete continuamente durante um longo período de tempo, provocando stress nas articulações ou tecidos macios.
Como tratar: Tente adaptar e equilibrar o movimento do corpo ao longo do dia. Evite posições que lhe provoquem desconforto lombar. A massagem regular com um terapeuta experiente, também pode ser útil.
5. Postura no trabalho: Muitas horas sentado ao computador, no trabalho ou em casa, aliadas a uma má postura contribui para a rigidez e compressão das costas, causando dor.
Como tratar: Sente-se direito. Idealmente, os pés devem estar apoiados no chão e, para isso, é importante ajustar a altura da cadeira em conformidade. Utilize um descanso para pés, se necessário.
6. Menstruação: Para algumas mulheres, a dor lombar pode ocorrer durante o ciclo menstrual, devido à contração do útero.
Como tratar: Aplique calor (um saco de água quente ou semente aquecidas) na zona ou tome um banho de imersão quente para ajudar a relaxar os músculos. Pode não se sentir com vontade para praticar exercício físico mas uma caminhada ou yoga podem ajudar. Coma muitos legumes e tente evitar bebidas alcoólicas, café e o sal, que podem intensificar os sintomas. 
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