BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DE FRADES
Bem vindo ao forum dos Bombeiros
Voluntários  de Oliveira de Frades


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Admin
Admin
Mensagens : 1340
Data de inscrição : 31/01/2012
http://bvofrades.foruns.com.pt

Dois doentes internados no Porto com legionella têm relação com Vila Franca de Xira

em Seg Nov 10 2014, 16:52
Dois doentes internados no Porto com legionella  têm relação com Vila Franca de Xira

Há quatro doentes internados no Porto com a doença do legionário: três no Hospital de S. João e outro no Santo António.  têm  ligação a Vila Franca de Xira. Foram ainda identificados casos de Doença do Legionário em várias regiões do país, como Castelo Branco e Barreiro.

Dois dos doentes do S. João foram transferidos do Santo António em estado crítico e estão a fazer um tratamento disponível em poucas unidades hospitalares. Estes doentes  têm  ligação a Vila Franca de Xira, confirmaram ao JN várias fontes.

Já o paciente que está no Santo António esteve em Vila Franca de Xira e está a evoluir favoravelmente. De acordo com Graça Freitas, sub-diretora da Direção Geral de Saúde, este será o primeiro paciente do país diagnosticado com a doença e deixou Vila Franca de Xira a 18 de outubro.

De acordo com Francisco George, estes casos têm todos ligações "temporais e espaciais" a Vila Franca de Xira, região onde foi identificado um surto causado pela bactéria legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal.

Francisco George admitiu à Lusa que, além de Castelo Branco, Barreiro e Porto, existem outras cidades com casos de pessoas com esta doença.

Às 17 horas, a Direção Geral da Saúde (DGS) vai atualizar os dados sobre a doença em Portugal, disponibilizando a informação no site deste organismo.

Três internados em Castelo Branco

Três pessoas infetadas com legionella estão internadas no Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco desde a manhã de domingo, disse fonte da Direção-Geral de Saúde.

Vieira Pires, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde, explicou que se trata de três homens, com idades entre os 50 e os 69 anos, "todos da mesma zona de Vila Franca de Xira".

Francisco George explicou que a DGS teve conhecimento dois destes casos "desde ontem [domingo] de manhã" e adiantou que, neste momento, "é só esta informação" que pode disponibilizar.

A Lusa contactou também o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco, Vieira Pires, que não prestou quaisquer declarações e remeteu para o delegado de saúde de Castelo Branco qualquer informação sobre o assunto.

À Lusa, Joaquim Serrasqueiro remeteu para a DGS quaisquer informações sobre estes dois casos de infeção por legionella.

Surto já infetou 200 pessoas confirmado  17 horas confirma DGS

No domingo, Francisco George admitiu que o surto de legionella, que já causou 180 infeções e quatro mortes confirmadas, possa estar "próximo do máximo", explicando que só uma pequena percentagem das pessoas expostas ficarão doentes.

Em declarações aos jornalistas, o responsável afirmou ao início da noite de domingo que "do primeiro dia para o segundo dia há uma triplicação [do número de casos] e deste último dia para hoje [domingo] há uma duplicação".

Também no domingo, Francisco George disse que todos os casos de doentes infetados por legionella e que estão nos hospitais de Lisboa têm ligação a Vila Franca de Xira.

"Todos os casos, mesmo os de fora de Lisboa, têm uma ligação a Vila Franca de Xira, ou trabalham, ou estiveram lá, ou têm relações de qualquer tipo lá", disse Francisco George, sublinhando que "a grande maioria das situações aponta para Vila Franca".

O ministro da Saúde, também no domingo, anunciou que iriam ser encerradas as "principais torres de refrigeração" de empresas na área afetada pelo surto de legionella, em Vila Franca de Xira, enquanto estão a ser avaliadas casas particulares.

O governante disse que estão a ser feitos "todos estes esforços, por um lado, tendo em vista suspender potenciais focos da doença e, por outro lado, identificar a origem da doença".


fonte jn
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum